PUBLICIDADE
in

Gasolina a 6 Reais? Como economizar combustível nesse momento

Já é comum encontrar gasolina à quase 6 reais em quase todo o país, e se você acha que parou por aí, a tendência é que piore muito ainda.

PUBLICIDADE

Mas, o que fazer nesse atual momento em que vivemos? O que podemos fazer para economizar combustível até que as coisas mudem? Bom, não nos resta muitas opções, a não ser aprender a economizar.

Por isso, que nós da Dicas For You, trouxemos algumas dicas que vão te fazer economizar muito mais gasolina durante seu dia a dia, e acredite, elas podem lhe poupar muito no final do mês.

Como economizar combustível nesse momento de crise

1 – Troca de marchas corretamente

PUBLICIDADE

A primeira dica é algo muito simples, mas que muita gente acaba se atrapalhando e por costume, fazendo com que seu carro consuma muito mais gasolina do que o correto.

Trocar a marcha na rotação correta, garante que o carro não perca potência e também não utilize mais potência do que o correto para determinada marcha. Parece confuso mas é simples, cada marcha possui um time e uma rotação adequada, e deve-se sempre trocar a marcha nesse time correto, para assim manter a longevidade do seu câmbio, como também manter seu carro com o menor consumo possível.

2 – Ar-condicionado

PUBLICIDADE

O ar-condicionado do carro está entre os acessórios de maior gasto energético de carros, e ao usa-lo o motor acaba precisando dividir muito de sua potência para dar cabo do funcionamento.

Por isso quando o carro é de uma cilindrada menor, como os 1.0 o gasto de combustível é maior, pois o motor acaba precisando entregar mais potência.

Então, deve-se sempre escolher momentos adequados para o uso do ar-condicionado ou janela aberta.

PUBLICIDADE

Outra dica é que em estradas com o fluxo mais rápido, o uso do ar é mais indicado do que trafegar de janelas abertas. Com as janelas abertas, o vento acaba gerando muita instabilidade e arrasto no veículo, o que causa um gasto considerável de combustível.

Agora, se trafegar com as janelas fechadas e com o ar, além do carro ter muito mais aerodinamica, sabemos que os carros consomem bem menos gasolina mantendo a velocidade estável.

3 – Aquecer motor antes de andar

A não ser que você tenha um veículo um pouco mais antigo e a álcool, aquecer o motor antes de sair se tornou algo extremamente desnecessário.

Hoje em dia, a maioria dos carros possuem injeção eletrônica, que acaba dando conta de ligar o veículo em qualquer condição de tempo, principalmente no frio. O que não acontecia com os carros mais antigos não é mesmo.

E se você possui um veículo flex, lembre-se sempre de abastecer o tanque de partida a frio, para ter sempre meio técnico de dar a partida no carro durante o frio.

Ficar acelerando o carro desengatado além de queimar gasolina a toa, você também está gastando as peças do seu motor. Então, desnecessário né.

4 – Evite levar muito peso no carro

Isso é algo que evita explicações não é mesmo. Usar o carro com qualquer peso a mais, fará com que o mesmo precise usar mais potência de motor.

5 – Verifique a pressão dos pneus

Andar com os pneus calibrados além de garantir segurança para o seu veículo, gera menos arrasto do chão. Assim seu carro, anda mais sem gastar tanta energia.

6 – Mantenha o alinhamento e o balanceamento em dia

O alinhamento correto faz com que os pneus se desgastem menos e o balanceamento evita trepidações ao rodar. Além disso, previnem o aumento do atrito dos pneus no solo além do necessário e não deixam que o veículo perca desempenho.

7 – Não acelere com o carro parado no semáfaro

Quando estiver parado no farol, a aceleração é desnecessária e contribui para esvaziar o tanque mais rápido. Outra prática que ajuda na economia é sempre ir observando o trânsito à frente e, ao notar que o tráfego vai parar, desacelere o veículo aos poucos antes de frear. Com o carro engrenado, mas sem acelerar, a injeção eletrônica envia menos combustível ao motor.

8 – Evite acelerar e frear bruscamente

Dirigir de maneira agressiva, além de ser perigoso, também não é interessante quando o objetivo é economizar combustível. Para prevenir o desgaste do motor, é importante trocar as marchas de forma suave e medir a força do pé no acelerador para não desperdiçar combustível.

9 – Mantenha uma velocidade constante

O trânsito intenso das grandes cidades também contribui para que o combustível vá embora mais rápido, já que é muito comum andar e parar a todo instante. As acelerações e freadas exigem mais do motor e aumentam o consumo.

10 – Deixar o carro no ponto morto em descidas

Apesar de muita gente acreditar que é econômico deixar o carro em ponto morto, essa pratica não é recomendada por uma questão de segurança. Se o carro estiver desengatado e sem auxílio do freio-motor, o sistema de freio será mais exigido e poderá falhar. Nesse caso, a dica é deixar o carro engatado na marcha mais alta, mesmo sem acelerar.

Outro ponto é que ao acionar o freio motor, o pedal do acelerador é praticamente esquecido. É justamente isso que ajuda a economizar combustível: afinal, mesmo com o giro mais alto, o motor não é alimentado com combustível, já que a injeção só acontece quando se pisa no acelerador.

E aí você já conhecia alguma das dicas mencionadas acima? Não deixe de procurar vídeos que também explicam bem a fundo todas essas dicas.

Com a gasolina no valor atual, toda e qualquer forma de economizar é bem vinda não é mesmo.

PUBLICIDADE