PUBLICIDADE
in

Pedir Aumento — 5 dicas úteis que vão te ajudar a pedir aumento

Motivos para pedir aumento de salário não faltam não é mesmo. Porém, qual é a melhor forma de pedir o aumento? Quanto dinheiro nosso trabalho vale? Estamos recebendo conforme o mercado? Essas são dúvidas bem comuns que rondam esse assunto. 

PUBLICIDADE

Já que não podemos contar com o aumento anual do salário mínimo, nem os reajustes dos sindicatos. Precisamos criar coragem e solicitar à chefia. Mas, é importante tomar certos cuidados. 

Leia Também:

https://dicasforyou.com/whatsapp-aprenda-a-visualizar-as-mensagens-que-foram-apagadas/
https://dicasforyou.com/whatsapp-aprenda-a-visualizar-as-mensagens-que-foram-apagadas/

Quando pedir um aumento? 

Primeiramente, você precisa entender que você deve pedir um aumento quando perceber que não recebe o suficiente para o tanto que trabalha, ou ainda que seu trabalho tem trazido muito retorno para a empresa, e você não está sendo recompensado por isso. 

Além disso, é comum na maioria das empresas os funcionários acabarem ficando acostumados com a rotina básica, e não percebendo a quantidade de novas responsabilidades que vão assumindo.  

PUBLICIDADE

E ao perceber, já estão efetuando muito mais pela empresa do que recebem de fato de retorno financeiro. 

Qual é o momento ideal para pedir um aumento? 

Acima de tudo, você precisa analisar muito bem a empresa em que trabalha. Pois, é bem comum que as empresas lidem com certas dificuldades financeiras, e neste caso, não seria apropriado pedir aumento. 

Além disso, os empregadores organizados costumam rever seu orçamento mais para o final do ano. Portanto, os meses de setembro e outubro, são os mais indicados para ter essa conversa. 

PUBLICIDADE

O que preciso considerar antes de falar com seu chefe

A princípio, antes de ir negociar com seu chefe, você precisa encontrar razões ao seu favor que façam valer o aumento. Ou seja, às vezes você terá que ‘suar a camisa’ pela empresa, um pouco a mais do que o habitual. 

Outros pontos são avaliar a sua trajetória na empresa como, por exemplo: 

  • Pontualidade; 
  • Você falta e justifica suas faltas. 
  • Cumpre suas tarefas. 
  • Se relaciona bem com colegas e superiores. 
  • Tem comprometimento no trabalho. 
  • Contribui de forma positiva com a empresa e colegas. 

Procure lembrar de quem você realmente está sendo na empresa. Converse com seus colegas ou até mesmo com seu chefe, para compreender como eles o enxergam. Por fim, após perceber que realmente está sendo um funcionário excepcional, chegou o momento de pedir aumento. 

PUBLICIDADE

5 dicas uteis e práticas para pedir aumento de salário 

Agora, que já vimos uma introdução sobre solicitar um pedido de aumento salarial. Vamos conhecer então quais são às cinco dicas para pedir o aumento de salário com ênfase. 

1 — Converse em reservado com seu chefe 

Isso vale para qualquer conversa importante que você tiver com seu chefe. Procure conversar com ele em reservado, seja em sua sala ou até nos arredores da empresa. 

Fazendo desta maneira, você evita que os demais funcionários ouçam sobre o assunto, ou anda que atrapalhem. 

2 — Seja agradável e não faça chantagens

Evite ao máximo usar a frase, “O senhor sabe o quanto eu me dedico à sua empresa diariamente” ou ainda “deste jeito, vou acabar procurando por outra oportunidade”. 

3 — Apresente argumentos antes mesmo de iniciar a conversa 

Procure pensar exatamente o que vai dizer, e evite focar apenas no dinheiro, mesmo que seja importante. Invista em falar no bem-estar empresarial e de como seu trabalho irá agregar positivamente na empresa, dando motivos para o aumento. 

4 — Aponte as suas qualidades profissionais 

Durante uma conversa de pedido de aumento, enaltecer suas qualidades profissionais podem fazer com que seu chefe intenda a sua real importância para a empresa. 

5 — Saiba o quanto vale o seu trabalho e esteja pronto para barganhar 

Procure se informar o quanto o seu trabalho está valendo no mercado atual. Existem alguns sites como o Glassdoor que podem te ajudar a descobrir a média salarial de sua atividade. Desta forma, você estará muito mais preparado para conversar com seu chefe. 

Bônus

Por último, mas não menos importante, procure ser paciente. São poucas às vezes que um chefe poderá dar a resposta no exato momento. Normalmente, ele irá consultar o orçamento da empresa e também conversar com o RH para tomar uma decisão calculada.

Mas, para não ficar sem resposta deixando sua ansiedade explodir, pergunte gentilmente quando podem falar novamente sobre o assunto.  

Por mais difícil que seja ter essas conversas, você precisa entender que é algo normal nas empresas. Pois, a relação entre empregado e empregador é como uma troca, onde você oferece as suas habilidades e, como retorno recebe remuneração. 

E por se tratar de uma troca, ela precisa ser juta com você. Por isso, valorize o seu trabalho e seu esforço. E procure analisar os pontos citados acima para entender exatamente quando e como solicitar um aumento de salário. 

PUBLICIDADE